sexta-feira, junho 09, 2006

Direcção

O Gestor tem como objectivo uma maior rentabilização da empresa que enquadra. Para o conseguir ele terá que influenciar, dirigir os seus subordinados, através do controle dos seus comportamentos, pois são eles que “produzem” na empresa.
Caso não consiga manter os seus subordinados motivados, esta tarefa aumenta em dificuldade e a rentabilidade diminui. Assim, além dos interesses da empresa, é necessário ter em atenção os interesses dos trabalhadores.
Sendo que a motivação por si só não é suficiente para a realização das tarefas no alcançar dos objectivos, o Gestor vê-se obrigado a um outro papel, o de líder.

Enquanto líder ele gere as tarefas e toma decisões, orientando os subordinados. A forma como lidera o grupo deve adaptar-se, quer às características das pessoas que lidera, quer às situações em si. O líder pode tomar uma posição mais definida quanto a este papel ou fomentar a participação das pessoas que lidera.
Para uma maior eficácia nas envolventes da gestão acima referidas (Motivação, Liderança) uma terceira torna-se fundamental, a Comunicação.

Uma boa comunicação permite maior acessibilidade aos subordinados. O modo como comunicamos e o conteúdo que seleccionamos pode conduzir a uma maior rentabilidade, nomeadamente quando utilizada a comunicação no sentido da execução da tarefa com satisfação e de um modo estruturado sendo claros os objectivos.